março 04, 2020

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 02 DE MARÇO DE 2020

Sessão Ordinária de 02 de março de 2020

A sessão ordinária de 02 de março de 2020 teve transmissão ao vivo pela Rádio Bom Jesus FM, pelo Facebook e pelo canal do YouTube da Câmara de Tuparetama. A sessão foi presidida pelo vereador Danilo Augusto (PDT) com os vereadores Plécio Galvão (PSL), Orlando Ferreira (MDB), Priscilla Menezes (PSL), Valmir Tunú (DEM), Idelbrando Valdevino (PSDB) Diógenes Patriota (SD), Arlã Markson (PSDB) e Vanda Lúcia (PSD). Os vereadores que compõem a bancada da situação se retiraram do plenário. 

O vereador Orlando Ferreira utilizou a tribuna para agradecer a Deus pelas chuvas na região e pela oportunidade da homenagem a José Elias da Silva (Seu Lia) que recebeu o título de Cidadão Tuparetamense em sessão solene. Aproveitou o momento para criticar a ausência de muitas autoridades no dia da homenagem, que considerou uma falta de gratidão à pessoa de Seu Lia pelo seu legado na história de Tuparetama.

Plécio Galvão usou a tribuna para criticar a falta de ações do governo municipal e expressou sua observação de que Tuparetama hoje "é uma cidade parada, sem desenvolvimento, com aumento do desemprego. É um governo que não está funcionando”. Alertou para o cidadão refletir na hora de votar para escolher o governante e denunciou que na última eleição foram mais de 100 votos transferidos de outras cidades, até de Pedra, gente que não mora no município e veio apenas votar em troca de favores.

A vereadora Priscila Filó protestou contra o boicote ao trabalho da Câmara feito por colegas vereadores da situação, que se retiram do plenário para evitar debate sobre os assuntos da cidade, que se recusam a votar em requerimentos em aberto e se omitem do trabalho. “A gente tem que ver quem estamos colocando no poder. É uma vergonha olhar para essas cadeiras e não ver os vereadores” falou.

O vereador Danilo Augusto tratou sobre seus requerimentos em aberto, que estão amparados pelo regimento da casa e denunciou que a lei que obriga o pagamento mínimo de 70% do piso do magistério a professores contratados não está sendo cumprida pelo prefeito. Os pronunciamentos dos vereadores podem ser conferidos na íntegra pelo vídeo na sessão no canal da Câmara de Tuparetama no YouTube (link no final da matéria) 

Colocados em votação, foram aprovados os seguintes projetos e requerimentos: Projeto que cria a Escola do Legislativo no âmbito da Câmara Municipal; Requerimento 04/2020 que propõe mudança das sessões ordinárias para às 19h nas segundas-feiras a partir de 09 de março de 2020; Requerimento em aberto da vereadora Priscilla Filó que solicita à Compesa a limpeza do açude do Bom Sucesso; Requerimento em aberto também da vereadora Priscilla, que solicita do prefeito e das agências bancárias cópias dos extrato das contas das obras em construção no município: a escola do FNDE e as 2 academias da saúde; Requerimento do vereador Danilo Augusto que exige o pagamento dos 70% do piso do magistério aos professores contratados incluindo o retroativo; Requerimento de Priscilla Filó solicitando da Câmara Municipal que entre com mandato de segurança contra o chefe do executivo por não responder aos requerimentos nem cumprir as leis aprovadas pela Câmara. 

O presidente encerrou a sessão convidando a população para a Sessão Solene na próxima sexta-feira, 06 de março, em homenagem às mulheres do município e alusiva ao Dia Internacional da Mulher.