março 04, 2020

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 24 DE FEVEREIRO DE 2020

Sessão Ordinária de 24 de fevereiro de 2020

A sessão ordinária de 24 de fevereiro de 2020 da Câmara de Vereadores de Tuparetama  teve transmissão ao vivo pela Rádio Bom Jesus FM e pelo Facebook e pelo canal do YouTube da Câmara de Tuparetama.  A sessão foi presidida pelo vereador Danilo Augusto (PDT) estando presentes os vereadores Plécio Galvão (PSL) Vanda Lúcia (PSD) Orlando Ferreira (MDB) Valmir Tunú (DEM) Idelbrando Valdevino (PSDB) Priscilla Menezes (PSL) Diógenes Patriota (SD) e Arlã Markson (PSDB). 

O vereador Diógenes Patriota relatou algumas das ações realizadas no município destacando em especial suas ações na saúde e no esporte. Valmir Tunu elogia a climatização da Escola Franscisco Zeferino, parabenizando a ação do governo do município e equipe da Educação. Salienta que em breve serão entregue os novos ônibus escolares beneficiando estudantes universitários que estudam em Patos, Arcoverde e Monteiro. O vereador Plécio Galvão fala que é preciso fiscalizar as ações realizadas e lembra que foram detectadas irregularidades na Escola Zeferino inclusive com a inauguração antecipada por interesses eleitoreiros. Critica os resultados da Educação no município que vem caindo no ranking estadual por conta do gestor atual e sua equipe, voltando a destacar a evasão de estudantes da zona rural que estão se matriculando na Ingazeira e Iguaraci. Questiona ainda a lei municipal que determina um repasse de ajuda de custo aos estudantes universitário e que o prefeito não cumpre. O vereador Danilo Augusto apresenta o projeto de criação da Guarda Municipal e ressalta a falta de atenção do gestor quanto a questão da segurança, inclusive pela falta de iluminação pública. Os pronunciamentos dos vereadores podem ser conferidos na íntegra pelo vídeo na sessão no canal da Câmara de Tuparetama no YouTube (link no final da matéria)

Colocados em votação e aprovados: Requerimento 03/2020 de autoria do presidente da Casa, para que o prefeito encaminhe projeto de lei revertendo 10% do ISSQN para auxílio de jovens de baixa renda que cursam ensino superior e curso técnico, através de bolsas parciais ou integrais; Requerimento em aberto de Plécio Galvão solicitando processo licitatório para construção da nova creche municipal e informações sobre o terreno; Requerimento em aberto do presidente da Casa para que se aprove anistia da dívida de IPTU para beneficiários do Bolsa Família; Requerimento em aberto do presidente da Casa para contratação de médico ortopedista possibilitando que seja zerada a fila de espera por atendimento.