fevereiro 16, 2020

SESSÃO ORDINÁRIA - RESUMO DA SESSÃO DO DIA 10 DE FEVEREIRO DE 2020


Sessão Ordinária de 10/02/2020

A sessão ordinária de10 de fevereiro de 2020 da Câmara de Vereadores de Tuparetama teve início às 8h da manhã. A sessão foi presidida pelo vereador Danilo Augusto (PDT) estando presentes os vereadores Plécio Galvão (PSL) Vanda Lúcia (PSD) Orlando Ferreira (MDB) Valmir Tunú (DEM) Priscilla Menezes (PSL) Diógenes Patriota (SD) e Arlã Markson (PSDB). 

Constou-se votos de pesar às famílias de Expedito Pulquério da Silva, Juliano Valdevino e Mª Dolores Carvalho. A tribuna foi cedida ao suplente de vereador Evaldo Davi da Silva para sua mensagem de despedida do exercício de mandato realizado em substituição à vereadora Priscilla, ele externou gratidão e deixou palavras de incentivo aos demais vereadores na luta por melhorias para a população de Tuparetama. ]

O vereador Diogenes Patriota justificou o adiamento de agenda de trabalho do deputado Gonzaga Patriota em razão do falecimento do irmão; o vereador Idelbrando Valdevino lembrou que este é ano de eleição e recomendou paciência e autocontrole dos colegas vereadores.

Valmir Tunu citou as boas lembranças da convivência com o ex-vereador Expedito Pulquério honrando sua memória e lamentando a perda irreparável. A vereadora Priscilla Menezes agradeceu e elogiou o trabalho do vereador Evaldo Davi que a substituiu durante sua licença maternidade. Em sua fala destacou a irregularidade cometida pelo prefeito, segundo a mesma por apropriação indevida das parcelas dos empréstimos consignados dos servidores, pois independente do valor informado trata-se de um ato irregular.  Também fez uso da tribuna para  uma grave denúncia sobre a transferência de votos no município. 

O vereador Orlando Ferreira reforçou a denúncia sobre a trsnsferência de votos iregulares e classificou o ato como terrorismo político. O vice-presidente Plécio Galvão ressalta como grave injustiça a rejeição das contas do ex-gestor Dêva Pessoa que está sendo punido por não ter demitido servidores. Entre as denúncias trazidas por ele à Casa, alerta para o número de estudantes da zona rural que poderão ficar de fora da escola este ano, mais de 200, porque o prefeito deverá retirar o transporte escolar de áreas como Vila Flor e Monte Alegre. Fez um requerimento em aberto solicitando número de matriculas de 2019 e 2020. 

O presidente Danilo Augusto cita a necessidade de realizar uma audiência pública para discutir a situação do Rio Pajeú que se encontra totalmente assoreado, sem mata ciliar e com o risco de fortes alagamentos a qualquer chuva, trazendo transtornos para a população, além da questão ambiental como poluição. Cita ainda o fato do município não contar com diretoria de meio ambiente e do gestor não ter nomeado nenhum nome para esse setor. O presidente da Casa faz constar a suspensão de todo o processo referente á Prestação de Contas de 2015 da Prefeitura Municipal até que o setor jurídico lhe dê parecer. 


Foi submetifo à votação o Projeto de Lei 01/2020 que altera parâmetros salariais dos servidores do município e o PL 02/2020 que concede reajuste de vencimentos aos servidores com cargo de professor, sendo aprovados por unanimidade. A Resolução 01/2020 concedendo título de Cidadão Tuparetamense a Jose Elias da Silva também aprovada por unanimidade. 

Foram aprovados os requerimentos do vice-presidente para recuperação das estradas vicinais do município e solicitando a lista de matrículas por escolas bem como requerimento do presidente Danilo Augusto solicitando desassoreamento do Rio Pajeú no perímetro urbano, bem como requerimento de informações a respeito do atrasado do pagamento de trabalhadores da obra de construção da nova escola da cidade. 

Assista na íntegra a Sessão de 10/02/2020