fevereiro 19, 2020

SESSÃO ORDINÁRIA - RESUMO DA REUNIÃO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2020

Sessão de 17 de fevereiro de 2020


Com início às 8h da manhã, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Tuparetama de 17 de fevereiro de 2020 foi presidida pelo vereador Danilo Augusto (PDT) estando presentes os vereadores Plécio Galvão (PSL) Vanda Lúcia (PSD) Orlando Ferreira (MDB) Valmir Tunú (DEM) Priscilla Menezes (PSL) Diógenes Patriota (SD) e Arlã Markson (PSDB)

O vereador Arlã, líder da situação, fez uso da palavra para informar que a bancada da situação concorda com requerimento da vereadora Priscilla Filó sobre trâmites referentes à prestação de contas de 2015 enviada pelo Tribunal de Contas e solicita cópias de atas da reunião anterior e da reunião do dia. 

A vereadora Vandinha fez uso da palavra para indagar quais os prazos previstos para o parecer jurídico acerca da prestação de contas de 2015, sendo esclarecida pelo presidente da Casa e pela vereadora Priscilla Filó.

Orlando Ferreira cobra da bancada da situação o mesmo empenho que está demonstrando agora diante das contas de 2015 para analisar também a conta de 2007 do então prefeito Savio Torres. “Eu não vejo em nenhum outro município as irregularidades administrativas que eu vejo em Tuparetama" fala.  Ressalta a importância da entrega do título de cidadão Tuparetamaense a Seu Lia, marcada para a sexta-feira dia 28 às 17h e convida a população para prestigiar essa homenagem.

Plécio Galvão traz à tribuna denúncia sobre as dificuldades que cidadãos tuparetamenses estão enfrentando na secretária de saúde do município para conseguir vaga no veículo do TFD (Tratamento fora do domicílio) para Recife, informando que muitos estão perdendo consultas e exames e alguns sofrem humilhações para ter seus direitos atendidos. 

A vereadora Priscila, líder da bancada de oposição, lamenta o atraso do início das aulas nas escolas do município e cita o fato de escolas estarem entregando a cada estudante uma estrela amarela de "boas-vindas", por isso chama atenção para a conotação política do ato, neste ano de eleições. Externa sua indignação e chama de grande injustiça a rejeição das contas de 2015 do ex-prefeito Dêva Pessoa. Utiliza como comparação os prazos e critérios do Tribunal entre as  contas de 2007 que se arrastam até agora no TC e as de 2015 que já foram votadas e rejeitadas. 

O vereador Danilo saúda as lideranças jovens do PSOL, partido que vem crescendo no município e saúda também o jovem engenheiro Moisés, anunciando sua adesão ao grupo de oposição, destacando o potencial e as propostas favoráveis ao desenvolvimento do município que o engenheiro tem a oferecer.  Fez uma defesa geral do governo de Dêva Pessoa, ressaltando  as características inovadoras e democráticas da gestão, atenta ao povo e transparente. Em seguida conclama pela união das várias correntes de oposição em torno de um só projeto. 

O presidente da Casa em sua fala na tribuna também reforçou o pronunciamento do vereador Plécio Galvão  sobre o TFD e diz que a gestão do município trata esse direito da população “de qualquer forma e sem seriedade”;  denuncia que o carro do TFD está rodando com os pneus carecas tendo ocorrido problemas na altura da cidade de Caruaru. Os vereadores Valmir Tunu e Vandinha fazem apartes para defesa da gestão municipal. 

Foram aprovados três requimentos do vereador Danilo Augusto:  Moção de aplausos ao deputado Carlos Veras (PT) em razão da emenda parlamentar destinando 1 milhão de reais para o Pólo da UPE em Tabira; requerimento ao chefe do executivo para envio de projeto de lei destinando 10% do ISSQN para financiar bolsas estudantis de cursos tecnicos e superiores para estudantes de baixa renda e requerimento para melhoria de estrada municipal. 

Assista a sessão na íntegra no YouTube: